PPT2010/2011

Eventos 2012/2013

Natal 2012
O primeiro evento realizado, no âmbito dos cursos de PFOL, foi a realização de uma Árvore de Natal Multicultural, onde os alunos expuseram os seus cartões de Boas Festas escritos nas suas línguas maternas. Tomámos contacto com novos alfabetos e com novas formas de elaboração de cartões que nos deram a conhecer um pouco da cultura dos nossos formandos  relativamente a esta festividade. Para que pudéssemos ouvir as suas línguas, antes da exposição dos cartões, leram-nos na sala de aula.






Momentos do jantar de Natal dos alunos da Associação Cultural Chinesa - grupo PPT 1.
O jantar realizou-se num restaurante de comida cantonesa e teve a participação dos alunos, da professora de português e do sr. Wang ( empregado da Associação). 
O convívio proporcionou muitos momentos luso-chineses e a comida estava excecional. 




                                                        VISITA DE ESTUDO


No dia 12 de Maio, domingo, pelas 8:30, formandos e professoras dos cursos de PFOL fizeram uma visita de estudo a Mafra, mais concretamente ao Convento e Palácio Nacional de Mafra. Aí tiveram a oportunidade de visitar os aposentos do rei D. João V, a sala de caça, a basílica, o mosteiro e a biblioteca.



O Convento de Mafra é um dos melhores exemplos da ostentação do reinado mais rico da história de Portugal. Contudo, também mostra a devoção, pobreza e humildade em que viviam os monges franciscanos. O contraste entre o calor da riqueza monárquica e o frio das paredes e dos chãos do Mosteiro mostra-nos que na mesma época histórica e no mesmo espaço conviviam realidades bem diferentes.
Depois de um lauto piquenique, dirigimo-nos à aldeia típica de José Franco, onde o pão com chouriço e a ginginha foram um dos prazeres dos nossos formandos.
Em seguida partimos em direção à Ericeira,  vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios. O episódio da fuga de D. Manuel II para o exílio, da Praia dos Pescadores, tornou-se num marco da história da vila no último século.
Como a Ericeira estava repleta de "turistas", resolvemos ir à praia do Lizandro. Foi o melhor que pudemos fazer. Os nossos formandos do Nepal, Índia, China, Bangladesh etc adoraram, sobretudo as crianças que correram em direção ao mar para molhar os pés.
Alunos das várias turmas de  PPT e da turma de B1 / B2.



Imagens da biblioteca, com cerca de 40 000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro,
incluindo uma segunda edição de Os Lusíadas de Camões.

A conservação das obras literárias é feita por morcegos. Estes mamíferos alimentam-se das larvas que "tentam" destruir os livros, impedindo que isto aconteça.



O almoço consistiu num piquenique multicultural que teve lugar nos jardins do palácio. Todos levaram pratos dos seus países e foi um momento de confraternização em que se trocaram receitas gastronómicas e se falou sobre os hábitos alimentares de cada país.









Um dos momentos de pausa durante as aulas. Uma oferta da Senhora Song. Uma toalha em batik, bordada a missangas brancas. A Senhora  Song é originária de uma comunidade chinesa que fica no sopé do Tibete. É a única região da China que faz este tipo de trabalho artesanal.  


VÍDEO DA VISITA DE ESTUDO A MAFRA










Sem comentários: