PPT2010/2011

Dias e outros dias

 O Natal em Itália


Em Itália, o período de Natal começa no dia 08 de Dezembro quando todas as famílias fazem o presépio e enfeitam a árvore, colocando as fitas e as bolas.
Na rua há muitas luzes de Natal. Na nossa cidade, Turim, elas chamam-se Luci d'Artista e são muito famosas.
No dia 24 de Dezembro, na consoada, toda a família se reúne e ao jantar comem-se legumes fritos, panettone, pandoro, frutos secos, chocolate, ...
Depois de jantar vamos todos juntos à missa do galo. Ainda na igreja, celebramos o Natal com Vin Brulé que é um vinho tinto quente.
No dia 25, de manhã, abrimos as prendas e preparamos o almoço de família. Comemos agnolotti, carne assada com batatas e os bolos típicos. Durante a tarde, jogamos cartas e tômbola.
No dia 06 de Janeiro, acaba o período de Natal com o dia da Epifânia. Na noite do dia 05 de Janeiro, as crianças colocam botas na lareira e uma chávena com leite para a bruxa 'befane'. De manhã, as botas dass crianças bem comportadas estão cheias de bombons e as botas das crianças mal comportadas estão cheias de carvão.

De: Giulia Calarco e Eksilia Sapienza
publicado em Ventos de Inclusão, Abancatilê nº34 de Dezembro de 2009 (Jornal da Escola Básica 2,3 Nuno Gonçalves


O Natal em Portugal


Em Portugal o Natal é a festa familiar mais festejada. Semanas antes decoram-se as casas com pinheiros cheios de luzes, grinaldas e enfeites suspensos, para fazer lembrar a data que se aproxima.
O presépio é indispensável e é mesmo o mais tradicional do Natal Português: enormes presépios com musgo e pedras, e onde além das figuras centrais, Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus, ocupam o seu lugar pastores, rebanhos, e, claro, os Reis Magos.
No dia 24, a Missa do Galo é a forma escolhida por muitos é começar a celebrar o dia em que Jesus nasceu. Depois, as famílias reúnem-se para cear; outras festejam o dia 25 com almoço ou jantar. Os hábitos gastronómicos variam de norte a sul: do bacalhau ao peru, da aletria aos fritos.
                                                         
O Natal na Lituânia


Na Lituânia, o Natal também é festejado com a família. No dia 24 de Dezembro, todos acordam muito cedo, pois há muito que fazer. Cada um limpa e arranja a sua casa e a seguir vai-se para a cozinha preparar a ceia de Natal. Fazem-se vários pratos, porque na Lituânia todos têm de comer 12 pratos diferentes na noite de Natal. Come-se pouco durante o dia, pois todos aguardam a ceia.Preparam-se várias saladas, pratos de peixe e doces. Nessa noite as mesas chegam a ter 20 pratos diferentes. É nesse dia que se enfeita a árvore de Natal. Tradicionalmente os Lituanos decoram a árvore de Natal só no dia 24.
Janta-se por volta das 20:00 e provam-se todos os pratos. É durante o jantar que se colocam os presentes por baixo da árvore. Depois do jantar abrem-se os presentes. É um momento muito bonito e  divertido. Os Lituanos gostam de oferecer e de receber.
Texto escrito por Rasa Verseckaité, aluna da turma 4 - curso de PPT Dezembro 2010
 
O Natal na Geórgia
                                                    
 
                                                                     
A Geórgia é um país ortodoxo. Para os georgianos, o Natal é sagrado e é comemorado com muita alegria. Esta festividade é celebrada no dia 7 de Janeiro.
À noite, no dia 6 de Janeiro é tradição ir-se à igreja. Entre a meia-noite e as quatro da manhã fazem-se as orações.
No dia 7, o Natal é celebrado em casa de cada família. Fazem-se muitos pratos e doces tradicionais. Neste dia há uma tradição, designada "Alilo", em que as pessoas se vestem com o trage de anjo e de pastor e vão pelas ruas a pedir comida, doces, dinheiro e roupas que oferecem às famílias mais carenciadas, aos sem-abrigo e aos mais velhos que necessitam de apoio e ajuda.
Os georgianos gostam muito e respeitam o dia de Natal.
Texto escrito por Nino Kaliashvili, turma 4 - curso de PPT , Dezembro 2010 


                                                       
O Natal na Roménia (1)
 

O Natal é um feriado muito importante para os cristãos. É a festa da alegria, da paz e da tranquilidade. Os ortodoxos passam quarenta dias antes do Natal em jejum, significando que só se pode comer fruta e legumes. Na semana anterior ao Natal começa-se a preparar os alimentos para o jantar do dia 25 de Dezembro. Ainda existe a tradição de matar um porco e preparar vários pratos como salsichas, gelatina, repolho recheado, carne de porco assada acompanhada com vinho tinto ou aguardente. Como sobremesa não se pode esquecer o bolo tradicional "cozonac", feito de uma massa do tipo do Bolo Rei, recheado com nozes picadas e cacau.
Um dos momentos mais importantes desta festa é a noite de vinte e quatro de Dezembro, quando se decora a árvore de Natal, que é sempre natural e enfeitada por toda a família. À noite, o Pai Natal desce pela chaminé e deixa presentes para todos junto da árvore.
Quando uma família não tem possibilidades de comprar uma árvore de Natal, recebe os presentes debaixo da almofada enquanto dorme.
Na noite de 24 de Dezembro é habitual as crianças andarem de casa em casa a cantar canções dos Reis Magos, levando sempre com eles uma estrela decorada. Em troca as crianças costumam receber nozes, maçãs e dinheiro.
No dia 25 vai-se à missa de Natal e, a seguir, almoça-se com a família. Na Roménia, o Natal é comemorado durante três dias.
Texto escrito por Stela Maria Ferestreoaru, turma 4- curso de PPT, Dezembro 2010 


                                                   O Natal Na Roménia (2)
A Roménia é um país com muitas tradições e com pessoas alegres que gostam de divertir-se e que aproveitam todod os momentos da vida para celebrar.
Para nós, Dezembro, significa neve e no Natal queremos neve.
O Natal, na Roménia, é uma data especial e importante. O povo romeno é cristão-ortodoxo e todos os anos, no dia 25 de Dezembro, celebramos o nascimento de Jesus.
Antes do Natal, as pessoas religiosas não devem comer carne, ovos e beber leite. Apenas, comem vegetais durante três semanas.
As crianças são obedientes porque sabem que o Pai Natal e o São Nicolau só trazem presentes se tiverem bom comportamento durante o ano.
Celebramos o dia de São Nicolau no dia 6 de Dezembro. As crianças limpam as suas botas e põem-nas perto da porta esperando pelos seus presentes. Caso não se portem bem, o São Nicolau oferece-lhes uma vara. Mas atenção, o São Nicolau nunca aparece, é só um espírito.
Uma tradição que ainda não desapareceu é o costume de as crianças irem de casa em casa cantar música religiosa específica do Natal, desejando felicidade. Recebem dinheiro ou maçãs e bolos.
No dia 20 de dezembro, os romenos costumam matar um porco, que a seguir vai ser o ingrediente principal para a comida tradicional. Nesse dia o almoço é muito importante porque comemos, pela primeira vez, carne de porco.
No dia 24 de Dezembro toda a família se reúne para decorar a árvore de Natal ( um pinheiro ) com chocolates, bolas e luzes. Todos esperam pelo Pai Natal.
Geralmente, para as crianças, o Pai Natal chega entre as 19:00 e as 21:00. São os avós que se disfarçam co roupa vermelha e branca e com barbas brancas.
As crianças recitam poesia e cantam para que o Pai Natal lhes ofereça o que eles quiserem. Quando crescemos o Pai Natal não aparece mais. Deixa os presentes debaixo da árvore de Natal.
No dia 25 de Dezembro, levantamo-nos mais tarde, vestimos roupa nova e abrimos os presentes do Pai Natal. Em seguida, preparamos a mesa para o almoço. Comemos três pratos. O primeiro é a entrada que consta de uma salada de carne (carne de porco, batatas, cenouras cozinhadas, pepino e pimenta em vinagre , tudo envolvido em maionaise. Também é tradição comer-se carne de porco cozinhada em gelatina, salsichas e morcelas caseiras, queijo e azeitonas.
O segundo prato consiste em "Sarmale" que é um prato confeccionado com carne de porco com pimentos que se enrolam em folhas de repolho com vinagre. Outro dos pratos tradicionais desta data é a carne enrolada em repolho acompanhada de polenta.
O terceiro prato é um prato normal - carne de porco assado no forno. O acompanhamento deste prato é pepino e pimentos em vinagre.
A seguir temos a sobremesa´. Colocamos na mesa bolos e bolachas caseiras, que preparamos em casa, como por exemplo o Pão do Avô, que é um pão-de-ló com natas, cacau e chocolate. Quanto a bebidas, gostamos de beber aguardente e vinho tinto.
Depois do almoço vê-se televisão, filmes alusivos ao Natal ou ouve-se música própria desta quadra. Entre as 19:00 e as 21:00 jantamos todos. 
Como a comida não é leve, é preciso ter cuidado e não abusar.
Texto escrito por Geanaliu Ruxandra Elena, turma 4, curso de PPT, Dezembro 2010

                               
O Natal na Ucrânia
São Nicolau é o padroeiro da Rússia, dos marinheiros e das crianças. É a figura benevolente que oferece prendas no dia 6 de Dezembro, no dia 25 de Dezembro e no dia 6 de Janeiro, dependendo do país e da religião. Na Rússia a véspera do Natal celebra-se no dia 6 de Janeiro e os 12 dias seguintes são dias santos, para celebrar o nascimento de Cristo, segundo o calendário Juliano.
Tanto na Rússia como na Ucrânia, celebramos esta data com vários pratos típicos, rodeados pela família e em algumas casas, há lugares à mesa para os familiares que já morreram. A refeição é grande e longa, pois termina um período de jejum.  A festa começa quando a primeira estrela aparece no céu. Na mesa coloca-se uma toalha branca, que representa o pano que cobriu o menino Jesus. Coloca-se palha à volta da mesa que simboliza a simplicidade e uma vela acesa. Decora-se a árvore antes do jantar.
Texto escrito por Glyebova Svitlana, turma 4 de PPT, Janeiro 2010

                   O Ano Novo Chinês                        
          
                   
O Ano Novo na China tem uma história muito longa. É um dia muito importante para a religião budista. No dia da véspera do Ano Novo, celebramos este culto em casa à tarde. Jantamos com a família em casa. Comemos raviolis chineses e pratos mais pesados e complicados de confeccionar. Depois do jantar fechamos as portas, mas não fechamos as luzes durante toda a noite.
Quando o relógio toca à meia-noite, abrimos novamente as portas e festejamos com bombinhas em frente da porta de casa. As pessoas mais velhas ficam em casa. Os jovens saem de casa e participam do fogo de artifício.
No primeiro dia de Janeiro, acordamos muito cedo e comemos comida vegetariana. As pessoas mais velhas dão às crianças um saquinho vermelho com dinheiro no seu interior. Depois do pequeno-almoço, saimos de casa e vamos para o templo e festejamos o nosso culto. Quando encontramos amigos, cumprimentamo-nos e desejamos um Bom Ano Novo.
Texto escrito por Lixue Liang - Associação Cultural Evangélica Chinesa - curso de PPT, turma 3 , Janeiro 2010
2.

O ANO NOVO CHINÊS EM PORTUGAL


                        
                



Dia 2 de Fevereiro começou um novo ano para os chineses. Será o ano 4708 daquele que é o mais antigo calendário ainda hoje utilizado para a contagem do tempo.Momento de euforia, encontro de famílias, expectativas renovadas e repouso - é o momento das férias grandes na China - é, também um momento em que todo o país parece acordar-se e mover-se em simultâneo. Só nos transportes ferroviários está prevista a sua utilização por 300 milhões de pessoas: o maior movimento humano a nível mundial.

A comunidade chinesa está a celebrar desde há dias e vão continuar até sábado. É importante as reuniões com a família. É a  única oportunidade que têm de se encontrar uns com os outros. Também falam com os familiares que estão longe, trocam votos de prosperidade e saúde.
Momento da família por excelência, o convívio decorre em torno de uma refeição, que "pode ir até à meia-noite, uma hora. Estão sempre a petiscar, passando por um número de pratos que pode ir até aos 20,25, isto numa família com recursos normais. No interior das residências, com as decorações alusivas ao animal que baptiza o ano novo, vai-se provando massa com carne picada, peixe vermelho estufado e os bolinhos do Ano Novo, símbolo de prosperidade, além dos bolinhos tradicionais como os crepes de legumes, pastéis de carne, que podem ter vários molhos. Os pratos presentes numa casa podem ser distintos daqueles que estão na mesa de uma outra casa, isto porque há muitas diferenças na gastronomia das regiões chinesas.
Em Portugal vivem cerca de 15 mil a 20 mil chineses.

O Ano Novo Chinês segundo Pan LiuYi


                  



O Ano Novo chinês é uma grande festa. O Ano Novo é muito importante. A família reune-se e ninguém quer ficar sozinho.
Na noite do Ano Novo, os chineses gostam de vestir roupa nova e de pendurar nos beirais das casas bolas (balões) vermelhas.Toda a gente tem uma expressão feliz.
Quando escurece o dia, as crianças lançam pequenos foguetes de artifício. Antes do jantar, os pais, avós e os tios dão-lhes o dinheiro do ano.
Na noite do Ano Novo, a família junta-se para jantar. Um dos pratos tradicionais é legumes e carne em tiras com farinha de arroz frito e peixe cozido. A mesa enche-se de diversos pratos de comida, o peixe está sempre em cima da mesa e não faltam os bolos do Ano Novo.
Às 22.30 toda  agente vê a festa na televisão.
Até às 24:00 muita gente lança fogos de artifício.
Pan LiuYi - turma 2 - PPT

Dia de São Valentim-dia dos namorados
PORTUGAL
 O Dia dos Namorados é uma data criada pelo comércio para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente de países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os “apaixonados”. (12 de Junho, no Brasil; 14 de Fevereiro em Portugal).
Dia dos Namorados
  O dia 14 de Fevereiro é considerado o dia de São Valentim, que tem como  característica a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com o mesmo  simbolismo. A história do Dia de São Valentim remonta a  um  dia de jejum da Igreja Católica, realizado em homenagem a São Valentim. A associação  ao amor romântico só virá depois do final da Idade Média.
O dia é, hoje, muito associado à troca  de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a forma de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação. Estima-se que, em todo o mundo, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são enviados todos os anos, tornando este dia  um dos mais lucrativos do ano.

Algumas Frases e Pensamentos (Dia de S. Valentim)

  

O amor não tem idade, está sempre a nascer.               
(Blaise Pascal)

O amor não se conjuga no passado: ou se ama para sempre, ou nunca se amou verdadeiramente.(Autor desconhecido)
Há apenas um remédio para o amor: amar ainda mais.
(David Thoreau)
Quando o amor enche o coração, não deixa nele lugar para mais nada. Nem para o ódio, nem para o rancor, nem para o orgulho.
(José Mallorqui)
Um homem tem a idade da mulher a quem ama.(Provérbio chinês)
O amor por uma pessoa deve incluir os corvos do seu telhado.
(Provérbio chinês)

É fácil conquistar uma mulher a cada dia. O difícil é conquistar a mesma mulher todo dia!
(Autor desconhecido)


O Carnaval em Portugal

   Quem foi, quem foi que inventou o carnaval?
A mistura da tradição européia com os ritmos musicais dos africanos criou no Brasil um dos maiores espetáculos populares do mundo. O Carnaval nasceu no Egito, passou pela Grécia e por Roma, foi adaptado pela Igreja Católica e desembarcou aqui no século XVII, trazido pelos portugueses.

Como se comemorava antigamente e como se comemora hoje em dia o Carnaval em Portugal?
As palavras que fazem lembrar o Carnaval são: máscaras, fantasias, palhaços, balões, serpentinas, jogos, comida, bebidas e alegria.

                        (1968)
Antigamente, as pessoas mascaravam-se, assustavam as outras pessoas e usavam brincadeiras engraçadas. As suas fantasias eram roupas velhas.
No dia de Carnaval, 3ª feira, cada terra tinha o seu rei e rainha.
Hoje em dia, o Carnaval é diferente. Veja como é o Carnaval em algumas terras:
                                  
Torres Vedras - O Carnaval em Torres Vedras é conhecido como o "Carnaval mais português de Portugal". Não imitam outros países, como por exemplo, o Brasil. Continuam a utilizar o Carnaval para brincar e gozar com as pessoas que estão no governo.
 
Ovar - Ovar é uma terra a norte de Portugal muito sossegada. O seu Carnaval é muito conhecido. São as pessoas que fazem as suas roupas de Carnaval. Para além das pessoas, há bonitos carros enfeitados que andam nas ruas a desfilar. O Carnaval de Ovar é grande, alegre e divertido!

Alcobaça - Em Alcobaça o Carnaval não dura três mas sim cinco dias. As pessoas vão para a festa vestidas de branco. Como era muito parecido com o Carnaval brasileiro, as pessoas pensavam que este Carnaval não ia funcionar mas afinal não era verdade. 
 
Madeira - Na ilha da Madeira as pessoas gostam de andar sempre a mexer-se. É muito divertido, as pessoas vestem-se com cores alegres, que condiz com as imensas flores que a ilha tem nos jardins e nas ruas.  

---------------------------------
PÁSCOA 

 Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
 
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está  ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
 
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pesah. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
 
A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
 

A Bíblia judaica institui a celebração do Pessach em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua .

Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate.


                            A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho reproduz-se rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.



SANTOS POPULARES
Portugal

Junho é o mês dos santos  populares: Santo António a 13, São  João a 24 e São Pedro a 29.  Sardinha assada, bailes pelas ruas,  manjericos e versos populares:  assim é a tradição portuguesa no  mês de Junho, sobretudo em Lisboa e no Porto.

June is a time of  joy and celebration in Portugal. It is the the  month of  the popular saints: St.  Anthony , St. John and  St. Peter. Grilled  sardines,  dancing in the streets, basil and popular
rhymes: so is the  Portuguese tradition  in June, mainly in Lisbon and Oporto.



 

Sem comentários: