PPT2010/2011

Eventos 2013 - 2017

 
     Ano Letivo 2016/2017





Começou o ano letivo. Mais uma vez estamos contentes! Desta vez com a abertura de 6 turmas de PPT - A1/A2 e um curso intensivo de B1/B2.

Esperamos que os nossos alunos aprendam muitos aspetos novos da língua e da cultura portuguesa e que disfrutem das nossas aulas. Uma certeza temos, nós, as professoras, ensinamos com muito prazer esta língua lusófona.


ANO LETIVO 2014/2015


Iniciámos este ano letivo com duas turmas de PPT- nível A1/A2, no âmbito dos cursos de Português para Falantes de Outras Línguas. Infelizmente só tivemos autorização para abrirmos duas turmas, apesar do elevado número de inscrições. Estes dois cursos são intensivos e iniciaram em 15 de setembro, terminando em 16 de Dezembro. Estão a cargo das professoras Ana Maria Bayan e Ana Maria Rivotti.
Posteriormente, em Fevereiro, foi-nos dada autorização para a abertura de mais 4 turmas de PPT.
Esperamos que estes cursos sejam do agrado dos nossos formandos e úteis para a sua vida quotidiana no país de acolhimento. 


 




          Encerramento do Ano Letivo-4 de Junho de 2015


 Atividade das alunas de PLNM, da Escola Secundária D. Luísa de Gusmão no âmbito  do encerramento do ano letivo.

As alunas de PLNM da Drª Ana Maria Rivotti proporcionaram um momento cultural ao dançarem danças tradicionais nepalesas na Escola Básica 2.3 de Nuno Gonçalves. 

Mais uma vez, se constata que a multiculturalidade enriquece o nosso conhecimento.  








                                                          19 de Março de 2015


                                          Semana da Leitura 2015 - Palavras do Mundo   

Em colaboração com o CRE, nomeadamente, com a sua coordenadora, Drª Cristina Campos e Drª Helena Leal, decorreu no dia 19 de Março de 2015 uma atividade cultural no âmbito da Semana da Leitura 2015 - Palavras do Mundo

A atividade decorreu nas instalações do CRE e nela participaram os formandos dos cursos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) - as 4 turmas de PPT (Português Para Todos). 

O objetivo desta atividade foi Ler, Cantar, Declamar, Ilustrar nas Línguas Maternas dos nossos formandos.

Para além da colaboração incansável e da organização exemplar  das professoras do CRE, tivemos a agradável surpresa da participação da diretora do Agrupamento, Drª Laurinda Pereira, da drª Fátima Santos e da Drª Cristina Serafim que declamaram poesia.

Mais um,a vez um obrigada nosso (Ana Maria Bayan e Ana Maria Rivotti) ao CRE, por esta iniciativa tão do agrado dos nossos alunos.


 

 

As professoras




                              Formandos do Azerbaijão cantando o Hino Nacional do seu país

 

Alunos nepaleses com os trajes tradicionais 

 

 

A nossa formanda  ucraniana Oksana Zahryva apresentando dois dos seus quadros 

 

A poesia chinesa também esteve presente 

 

A pintura do Bangladesh esteve representada pelo pintor Protik Bhowmik - explicando os seus quadros

  

A música nigeriana esteve a cargo do formando Okocha Eke





Os cantares e danças indianas representados pelos alunos Md Alamin e Kulwinder Singh


Parceria da Índia com a Nigéria 

  

Imagens da audiencia 


                                                                                                    publicado em 5.05.2015

                                                                               
        ABERTURA DE NOVOS CURSOS DE PPT
          Fevereiro a Julho de 2015

Das 11 turmas de PFOL, apenas nos foi dada autorização pala DGEstE para a abertura de 4 turmas de PPT. Infelizmente não pudemos abrir a habitual turma de nível B1/B2, em virtude de haver muitas inscrições de formandos de nível A1/A2. Assim, as turmas que estão a funcionar, neste momento, são 4 turmas de nível A1/A2 que iniciaram em 9.02.2015. Estes cursos são semestrais e mais uma vez estão a cargo das professoras Ana Maria Bayan e Ana Maria Rivotti. 


                                     ANO NOVO CHINÊS FESTEJADO EM LISBOA


      
   







O ano novo chinês, ou “Festa da Primavera”, a data mais importante para os chineses, foi festejado na Praça do Martim Moniz, em Lisboa, dia 21 de fevereiro, num evento promovido pela Embaixada Popular da China em Portugal e pela Câmara Municipal de Lisboa.


Este é o ano da Cabra.  No horóscopo chinês, cada ano é simbolizado por um animal.
As comemorações do ano novo chinês (que teve início a 19 de fevereiro) em Lisboa tiveram como objetivo “criar uma atmosfera de alegria e harmonia para os chineses residentes em Portugal”, mas também “mostrar o seu anseio de se integrarem na sociedade portuguesa e compartilharem a festa do ano novo chinês com o povo português”.
Os “sinos da Primavera” ecoaram no recinto. A Associação Geral das Mulheres Chinesas em Portugal contemplou a assistência com uma dança tradicional, seguida pelas aguardadas danças de leões e de dragões, dança do tambor e por um vasto conjunto de cantares, artes e acrobacias que se prolongaram pela tarde fora. 
O ano que terminou foi o do cavalo e, neste ano novo que agora entra, os chineses saúdam a Cabra que, na tradição nacional, simboliza a paz, a harmonia, a tranquilidade, a serenidade, a criatividade, a felicidade e a prosperidade. É por isso um animal considerado afortunado e visto com agrado por todos.
 “Uma comunidade com mais-valia” e “bem integrada”, afirmava Pedro Calado, alto-comissário para as Imigrações. O ano novo chinês é de “união, harmonia e prosperidade”.

Destaque para o desfile entre o Largo do Intendente e a Praça Martim Moniz.

                                                                                                   Fevereiro 21, 2015




NATAL 2014

A equipa dos cursos de PFOL - PPT deseja uma Festas Felizes e um Novo Ano cheio de prosperidade. 





No final dos dois cursos intensivos de PPT, realizamos uma atividade relacionada com a festividade de Natal - UM JANTAR DE NATAL. Esta atividade, para além de dar a conhecer o Natal  celebrado em Portugal, teve o propósito de reunir os formandos dos dois cursos num jantar convívio, em que todos colaboraram trazendo pratos típicos do seu país. Ao longo do jantar dinamizou-se a atividade - Troca de Prendas e os formandos de cada país cantaram os seus cantares tradicionais a pedido das duas formadoras dos cursos. O convívio foi do agrado de todos. Trocaram-se opiniões e adquiriram-se novos conhecimentos. Foi também uma oportunidade de conversarem em português. 

Antes de nos dirigirmos para a cantina da escola onde se realizou o jantar, as formadoras distribuiram os Certificados aos formandos. 

Apresentamos alguns momentos do nosso jantar convívio. 

 
Entrega dos certificados

 

Alguns dos nossos formandos 


As nossas formandas 


             Momento de confraternização 


        Alguns dos pratos tradicionais dos países dos nossos formandos  


                                 Cantares dos formandos da Índia e do Bangladesh



                                     

                                                     Cantares dos formandos chineses



                                          Cantares dos formandos ucranianos e russos 
              

Cantares dos formandos paquistaneses e indianos


Cantares do Nepal e do Paquistão 




12 de Novembro de 2014


ET2020 Working Group “Schools Policy”

In-depth Country Focus Workshop “School governance and collaborative practices”

O Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves foi convidado para participar num encontro promovido pela Direção Geral de Educação com a presença de vários elementos da União Europeia (European Commission -  Directorate-General For Education And Culture)  no âmbito das boas práticas desenvolvidas relativamente à prevenção do abandono escolar. Este encontro realizou-se na ESA António Arroio, tendo o nosso Agrupamento  feito parte do workshop 8 com o tema - " Portuguese as a Second Language and Cultural Diversity".

Mais uma vez, reforçamos o nosso papel na educação não-formal. 

Participaram neste evento a Diretora do Agrupamento -Drª Laurinda Pereira, dois professores de PLNM - Professores Ana Maria Bayan e Joaquim Segura, Profª Rosário Lucena, uma aluna de um dos cursos de PFOL - Oleana Liubarska e uma aluna de PLNM - Dikshya Udash, aluna do 9º ano que deram o seu testemunho sobre a importância do ensino do PLNM. Para além destes elementos, intervieram as alunas de nacionalidade chinesa, Wang e Kong, com uma mensagem ao nível da interculturalidade.
Para além destes participantes, tivemos a presença da Orquestra do AE Nuno Gonçalves que tocou o Hino da Europa para todos os participantes. A orquestra testeve a cargo do Maestro Ricardo Fernandes. A animação esteve a cargo da Banda Pop-Rock do AE Nuno Gonçalves (com a participação dos seguintes alunos: Joel Fávio Almeida e Carolina Santos do 11ªA; Francisco Miguel Santos do 11ºC; Catarina Branco, Tiago Gomes e Ricardo Pereira do 10ªA; Anastasiya Yakovets do 8ªF; André Filipe Proença do 7ºA e João Paulo Inkarzi do 7º E. O ensaio esteve a cargo da Profª Maria José Corte ). Os professores de Música foram incansáveis na  preparação dos vários momentos musicais. 
A sessão terminou com a declamação de um poema do poeta russo Sergei Yesenin, A declamação esteve a cargo da aluna Alissa Kubysheva natural do Cazaquistão e que frequenta a turma 5º 2ª . O poema foi declamado na língua materna da aluna, o cazaquistanês. Todos os participantes da União Europeia receberam um folheto com a tradução do poema em português e inglês. O trabalho relativo à declamação teve a colaboração da BE/CRE da Escola Básica 2.3 de Nuno Gonçalves e dos professores de Educação Musical. 

Momentos da Apresentação do AE Nuno Gonçalves


 



                                                      

                                                   ANO LETIVO 2013 / 2014


                                         CELEBRAÇÃO DO DIA DA MULHER
                                                           

                                             
             SESSÃO DIRIGIDA PELA EQUIPA DO TERRENO DO ACIDI NA                                                                                BIBLIOTECA DA ESCOLA
                       
                             
    




                Grupo de formandas usando os trajes tradicionais dos seus países






                                    





                                     Formandos da Associação Cultural Chinesa






             
                              Visita de Estudo à Vila de Óbidos e  à Praia do Baleal

Neste ano letivo os alunos dos cursos de PFOL escolheram como visita de estudo um passeio à Vila Medieval de Óbidos.  A visita decorreu no dia 15 de Junho e teve a participação de 200 alunos, 4 professoras e 2 auxiliares de ação educativa. 

A visita consistiu numa visita aos locais mais emblemáticos da vila de Óbidos. "Ao passear pelas ruas características de Óbidos, deparamo-nos com vestígios de civilizações passadas. Dos recantos e jardins fechados da zona da antiga Medina à presença do Gótico, passando pelo Renascimento e Barroco, a Vila é uma extensa obra de arte talhada, reconstruída ao longo de vários séculos.  É considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal." 

Após a visita à Vila, o grupo fez um piquenique num dos pinhais a caminho da praia do Baleal. Chegados à praia os nossos formandos não resistiram e deram um mergulho nas águas límpidas desta praia.  Regressámos a Lisboa às 18.00, cansados, mas contentes por termos tido um convívio  multicultural e alegre.

Alguns dos momentos da nossa visita





                                                     Percorrendo a muralha do castelo      




Bebendo a típica ginginha no bar Ibn Errik Rex



Atrás do castelo


                                                  Os filhos dos nossos formandos

                                              Durante o piquenique no pinhal do Baleal                 
                              






 Na praia do Baleal

                                          


  




Sem comentários: